Os chakras são centros de energia localizados em todo o nosso corpo, nomeadamente os 7 principais que estão localizados desde o cóccix até a cabeça. Esses pontos estão conectados a diferentes glândulas endócrinas do nosso corpo. O seu equilíbrio é vital para o nosso bem-estar, pois quando um ou mais chakras estão em desarmonia, pode implicar um desequilíbrio para nós a nível físico, mental e/ou energético.
O conceito de chakras vem da cultura hindu. O seu significado original em sânscrito é "círculo ou roda", que se refere à imagem de como eles percebiam os chakras. Essas “rodas” são responsáveis ??por receber, acumular e distribuir energia por todo o nosso corpo. É importante conhecer a relação entre os chakras e nosso corpo para identificar ou prevenir bloqueios. Nós explicamos isso mesmo já de seguida!
Chakra da Base - Muldhara
Este chara está localizado no nível do períneo (assoalho pélvico) e conecta-se com as glândulas supra-renais. Eles são responsáveis ??por monitorizar a produção dos hormonas do stress. Este chakra está relacionado com as necessidades básicas e de sobrevivência. Portanto, um desequilíbrio pode levar a situações stressante, inseguranças, medos ou estados de depressão.

Chakra Sexual - Svadhisthana
Este chakra está localizado na área do sacro e uns dedos abaixo do umbigo e está ligado às glândulas dos órgãos genitais. As gónadas, como são chamadas essas glândulas, produzem hormonas sexuais. O Chakra Sexual está relacionado com a liberdade e o desejo sexual, portanto, quando está bloqueado, manifesta-se com problemas emocionais, sexuais ou de fertilidade.

Chakra do Plexo Solar - Manipura
Este chakra está localizado um pouco abaixo do final do esterno e está diretamente associado ao pâncreas. A vontade, as motivações, as nossas intenções, mas sobretudo as emoções são regidas por este chacra. Quando isso é bloqueado, podem surgir raiva ou frustração e distúrbios físicos no metabolismo.

Chakra do Coração - Anahata
Este chakra está localizado na área do coração e conecta-se com a glândula timo. É responsável pela saúde e pelo sistema imunitário. É o chakra do amor, da compaixão, da gratidão. Quando essas energias estão m desarmonia, podemos ter problemas relacionados com o aparecimento de doenças recorrentes devido ao enfraquecimento do sistema imunitário.

Chakra da Garganta - Vishuddha
Este chakra está localizado na região da garganta e conecta-se com a tiróide. O nosso metabolismo, temperatura e células nervosas são regulados graças a ele. É um dos chakras que mais influencia a nível social, visto que tem a ver com comunicação e expressão. Trabalhar este chakra é importante para a prevenção e tratamento do hiper ou hipotireoidismo.

Chakra do Terceiro Olho - Ajna
Este chakra centra-se no meio de nossas sobrancelhas, e a sua conexão é encontrada com a glândula pituitária. Diz-se que essa glândula é a união entre os sistemas nervoso e endócrino, ou seja, conecta as nossas informações com o funcionamento do órgão. Este chakra regula a percepção e a intuição. Quando bloqueado, pode causar dor de cabeça.

Chakra da Coroa - Sahasrara
O último chakra está localizado no topo da cabeça, mais concretamente, na zona da moleirinha do bebé e está relacionado com a glândula pineal. Está encarregado de regular o nosso ciclo do sono e o ritmo das atividades que realizamos nas diferentes estações do ano. Este é o chacra da conexão com o espiritual. Podemos perceber que está em défice ou em excesso quando a pessoa tem falta de interesse ou sentimentos de solidão e separação.

Para trabalhar estes bloqueios/desequilíbrios nos chakras, deve ter em atenção que sabe o que está a fazer ou aconselhamos a que consulte um terapeuta especializado, sob prejuizo de estar a prejudicar a si próprio/a.